Condicionamento clássico Introdução O condicionamento clássico também é conhecido como condicionamento do respondente ou condicionamento pavloviano. O último nome foi dado por razões óbvias, isto é, para honrar o homem que o descobriu, Ivan Petrovich Pavlov. Pavlov era um fisiologista, não um psicólogo, que descobriu este fenômeno natural de aprendizagem reflexiva com serenidade ao investigar o sistema digestivo. Assim, ele se tornou uma das figuras mais influentes da psicologia. Pavlov estudou o sistema digestivo usando cães como sujeitos (que também serviram convenientemente como produtores de sucos gástricos, vendidos como um auxílio digestivo para as pessoas que complementam o laboratório Pavlovs subfinanciado). A história diz que um dia lhe pareceu que, antes de serem alimentados, seus cachorros salivavam ao som dos passos dos cuidadores. Inicialmente, Pavlov rotulou esta forma de secreção psíquica de salivação, porque não era óbvio como os cães eram capazes de antecipar um estímulo (alimento) antes de efetivamente entrar em contato com a língua ou o paladar do cão. Às vezes, Pavlov é creditado por ter inventado o condicionamento clássico, que é simplesmente uma afirmação incorreta. Pode-se supor que o condicionamento clássico tenha existido desde a evolução dos animais capazes de aprender sobre o meio ambiente, muito antes de Pavlov. É também uma suposição incorreta de que o condicionamento clássico é uma forma de aprendizagem um pouco primitiva. O condicionamento clássico opera em uma grande variedade de situações (exemplos abaixo), incluindo comportamentos humanos complexos, como emoções, linguagem e cognição. Também está envolvido criticamente em muitas outras formas de aprendizagem e condicionamento. A grande contribuição de Pavlov para a psicologia foi descobrir a existência do condicionamento clássico e desenvolver (e, neste caso, inventar verdadeiramente) métodos científicos susceptíveis de investigação sistemática. Assim, ele introduziu o controle experimental (ou seja, a exclusão das variáveis de confusão e a capacidade de produzir condicionamento clássico sob demanda), o que lhe permitiu manipular fatores como duração do estímulo, intensidade, modalidade, tempo e grau de relação entre dois ou mais estímulos para Para estabelecer a causalidade (o objetivo geral de todas as ciências) como relacionado ao comportamento (o domínio da psicologia científica). Ao fazê-lo, ele contribuiu tremendamente para a aplicação das ciências naturais à psicologia, uma disciplina que se pensava que não era facilmente acessível às investigações científicas por causa da sua mentalidade assumida. As contribuições de Pavlovs às ciências ainda podem ser apreciadas ao considerar isso em 2000, Eric Kandel foi premiado com o Prêmio Nobel de Fisiologia por ter identificado na lama do mar gigante, aplysia, o circuito neural subjacente ao condicionamento clássico, que desempenha um papel crítico no fisiológico Mecanismos de memória. (Ironicamente, Pavlov recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia em 1904 por suas investigações sobre o sistema digestivo, mas não pela descoberta do condicionamento clássico.) Geralmente, o condicionamento clássico pode explicar o aprendizado sobre situações em que os eventos ocorrem em uma seqüência típica, independentemente do que Os eventos específicos são e o que uma pessoa (ou animal) faz. Desta forma, um evento anterior na seqüência torna-se um preditor para o evento subseqüente. Terminologia O condicionamento clássico pode ser conceitualizado da seguinte forma (Figura 1 Figura 1 Representação esquemática do condicionamento clássico envolvendo estímulo condicionado (CS), estímulo incondicionado (EUA), resposta condicionada (CR) e resposta incondicionada (UR). Observe que os CRs só ocorrem após Vários ensaios de condicionamento.): No primeiro julgamento, um estímulo condicionado (CS vermelho), que neste momento não tem poder para provocar uma resposta relevante, é seguido por um estímulo incondicionado (azul dos EUA), que sem aprendizagem prévia tem o poder Para obter uma resposta incondicionada (UR tics no rastreio UR). Após vários desses pares ou ensaios, o CS adquire o poder de provocar uma resposta condicionada (CR tics no traçado CR). Em um dos primeiros experimentos de Pavlovs, o som de um metrônomo serviu como CS, o pó de carne colocado na boca do cachorro serviu como os EUA, e a resposta de salivação (reflex) constituiu o CR e UR. Como pode ser visto na Figura 1. o metrônomo (CS) inicialmente não provoca qualquer salivação (sem tics retratados no momento em que o CS é apresentado primeiro), mas o pó de carne (EUA) faz. Após vários ensaios (o número suficiente depende de vários fatores, como o tipo de CS e os EUA, seu tempo, saliência e relação entre si), CRs (tiques no rastreamento CR) podem ser observados quando o CS é apresentado antes dos EUA . Os EUA continuam a provocar a salivação (UR). Aparentemente, os termos condicionados foram uma imprecisão infeliz quando o trabalho inicial de Pavlovs foi traduzido para o inglês. Talvez uma escolha melhor tenha sido os termos condicionais e incondicionais, porque estes indicam as diferentes condições sob as quais uma resposta ocorre ou não. Uma resposta incondicional, por exemplo, é uma resposta que ocorre incondicionalmente, ou seja, independentemente do que foi aprendido anteriormente, e uma resposta condicional só ocorre se certas condições fossem previamente atendidas. A controvérsia em relação à terminologia, no entanto, não está de modo algum resolvida, dado que existe um debate em curso no campo da aprendizagem animal, quer Pavlov, independentemente da questão da tradução adequada, tenha se referido à condicionalidade (-al terminologia) ou ao condicionamento (-ed Terminologia), o último refletindo a noção de que, através do condicionamento, um estímulo e resposta são alterados (ou seja, condicionados). Para a consistência na literatura, a maioria dos escritores hoje em dia se instalou para a terminologia - ed, e não - al. Leia o capítulo completo Múltiplos sistemas neuronais para aprendizagem de valores Aprendiz pavlovense A aprendizagem pavloviana é, sem dúvida, mais heterogênea do que os outros sistemas que consideramos, uma vez que envolve inúmeros tipos diferentes de respostas para diferentes previsões, muitas das quais podem envolver subsistemas cerebrais distintos, apenas para expressão. No entanto, com foco em procedimentos de condicionamento pavlovense apetitivo e aversivo geral mais relevantes para a neuroeconomia. Existe uma evidência considerável para implicar várias estruturas cerebrais neste processo, particularmente a amígdala. O estriado ventral eo córtex orbitofrontal. Anatomicamente, tanto o núcleo central da amígdala quanto o estriado ventral estão adequadamente posicionados para controlar a expressão de diferentes tipos de respostas pavlovianas. O núcleo central da amígdala se projeta em núcleos laterais de hipotálamo e tronco encefálico envolvidos na implementação de reflexos autonômicos condicionados (Price e Amaral, 1981), enquanto o estriado ventral envia projeções através do globus pallidum para núcleos motores no tronco cerebral, como o núcleo de peduncolopontina (Groenewegen e Russchen, 1984). Essas projeções são compatíveis com o papel do estriado ventral na implementação de reflexos esqueleto condicionados, como comportamento de aproximação e evasão, bem como respostas consumadas, como lambendo. Essas áreas e também áreas a montante delas, os núcleos basais e laterais da amígdala e o córtex orbitofrontal são locais prováveis para a plastilidade que subsere a aprendizagem pavlovense. Conseqüentemente, lesões de toda a amígdala e lesões seletivas de seus núcleos laterais e centrais prejudicam a aquisição e expressão de condicionamento de medo aversivo em roedores (Pare et al., 2004). Lesões da amígdala. Estriado ventral e córtex orbitofrontal podem resultar em deficiências em pelo menos algumas formas de condicionamento pavlovense apetitivo, como a abordagem condicionada (Hatfield et al., 1996 Ostlund e Balleine, 2007, Parkinson et al., 1999). Importante, as lesões dessas áreas tendem a não ter efeitos comparáveis na aprendizagem instrumental que suporta a dissociação dessas funções, embora (como discutiremos mais abaixo), as lesões implicam estriado ventral e amígdala basolateral nas interações entre mecanismos pavlovianos e instrumentais. Estudos de unidade única em roedores e macacos revelaram atividade neuronal tanto na amígdala quanto no córtex orbitofrontal relacionado a estímulos condicionados associados à apresentação subseqüente de estímulos apetitivos e aversivos incondicionais, como um sabor doce (recompensa de suco), um sabor aversivo ou um ar Puff (Morrison e Salzman, 2017 Paton et al., 2006, Schoenbaum et al., 1998). Além disso, estudos de imagem humana revelaram respostas neurais na amígdala. Estriado ventral e córtex orbitofrontal em resposta a estímulos condicionados que são preditivos da subsequente entrega de resultados apetitivos e aversivos, como gostos e odores (Gottfried et al., 2002, 2003 ODoherty et al., 2002). Uma comunidade comum importante das áreas acima mencionadas é que eles são todos os principais alvos dos neurônios contendo dopamina do mesencéfalo. Uma observação que vincula estes sistemas de perto com os mecanismos de aprendizagem computacional discutidos na seção anterior. Em particular (ver também o Capítulo 15), as respostas dos neurônios dopaminérgicos em experimentos pavlovianos de condicionamento (e também a liberação de dopamina no estriado ventral avaliada usando voltamperografia cíclica de varredura rápida) combinam quantitativamente um sinal de erro de previsão de recompensa que impulsiona o aprendizado em teorias RL sem modelo De condicionamento pavloviano (Montague et al., 1996 Schultz et al., 1997). A dopamina influencia a plasticidade em seus alvos (notadamente no estriado), que pode, em última instância, preservar pelo menos algumas formas de aprendizado Pavlovense apetitivo (Aggarwal et al., 2017, Reynolds and Wickens, 2002). Consequentemente, a dopamina no estriado ventral está realmente implicada em procedimentos de condicionamento pavlovense apetitivo (Parkinson et al., 2002). Importante, no entanto, a dopamina (embora em outras áreas do estriado) também esteja envolvida na aprendizagem instrumental. Conforme discutido abaixo. Leia o capítulo completo Capítulo: Formação de Condicionamento e Hábito, Funções de Psicologia de Resposta Respostas Pavlovianas O condicionamento pavloviano, baseado em reflexos que servem a captura, alimentação, defesa, escape, comportamento reprodutivo e cuidado de descendentes de presas, foi demonstrado com grande quantidade de condicionados. Estímulos. As respostas condicionadas incluem medo (por exemplo, aceleração na freqüência cardíaca e transpiração), excitação sexual. E respostas imunológicas. O condicionamento pavloviano serve o organismo, permitindo antecipar os estímulos que desencadeiam esses reflexos, pelo que deve seguir-se que a resposta condicionada deve assemelhar-se à resposta incondicionada. (Uma exceção notável ocorre com a droga USs, por exemplo, a UR para a morfina é a euforia. Mas o CR para um CS para administração (por exemplo, uma seringa) é doença em vez de euforia.) A aquisição de um CR prossegue em um padrão acelerado negativamente, Ilustrado na Fig. 8 Figura 8 Aquisição, manutenção e extinção de um CR pavlovense, piscadela no coelho, com diferentes percentagens de emparelhamento entre o CS e os EUA (de Gibbs et al., 1978). Também mostrado na Fig. 8 é o efeito de reduzir a probabilidade de um US dado um CS (mantendo a probabilidade de um CS dado nenhum US em zero). Reduzir o número de vezes que uma apresentação CS é seguida por um EUA tem o efeito de retardar a aquisição, reduzindo o número assintótico de ensaios com CR e retardando a extinção. A aquisição e a probabilidade do CR também são muito afetadas pelo índice de duração CS dividido pelo intervalo entre os EUA, com índices menores produzindo maiores probabilidades de RC. Uma série de experimentos abordou a questão de saber se o condicionamento pavloviano envolve aprender associações entre o CS e os EUA, ou entre o CS e o UR. Em experimentos em que o CS é emparelhado com um EUA enquanto o UR está bloqueado farmacologicamente, os sujeitos mostram um CR para o CS após o bloqueio ser removido, sugerindo o aprendizado do CSUS. Mas o assunto não foi resolvido porque os EUA ainda podem estar ativando centros eferentes no sistema nervoso. Leia o capítulo completo Capítulo: Teoria de Aprendizagem Definições, conceitos e processos básicos de condicionamento Condicionamento clássico Procedimento de condicionamento prototípico Pavlovs No condicionamento clássico, um estímulo condicionado (CS) é emparelhado em estreita contiguidade temporal com estímulo incondicionado (UCS). Após uma série de emparelhamentos CSUCS, o CS vem provocar uma resposta condicionada (CR) relevante de alguma forma para o UCS. Este processo é exibido esquematicamente na Figura 1 Figura 1 Representação esquemática do procedimento de condicionamento clássico típico. Emparelhar um estímulo condicionado, CS (por exemplo, um sino), com um estímulo incondicionado, UCS (por exemplo, alimento), eventualmente evoca a resposta condicionada, CR, ao CS (neste caso, a salivação). O UCS geralmente é um evento biologicamente importante Que ele mesmo evoca uma reação reflexiva e não conhecida, conhecida como a resposta incondicionada (UCR). No experimento de condicionamento prototípico de Pavlovs, um cão com fome foi apresentado com emparelhamentos de um sino ou metrônomo (o CS) e uma tigela de comida (o UCS), depois de vários emparelhamentos de CS e UCS, o cão começou a salivar para o CS (O CR). Os UCS usados para gerar respostas condicionadas geralmente são apetitivos ou aversivos. As UCS de opinião são coisas como comida ou água para um animal com fome ou com sede. UCS aversivos são estímulos que o animal encontra doloroso ou angustiante (como um choque elétrico suave breve ou um ruído alto). Leia o capítulo completo Capítulo: Placebos, Uso de: Aspectos éticos Teorias de Por que Placebos trabalha O condicionamento clássico envolve o emparelhamento de um estímulo incondicionado (UCS), p. Um professor carismático e entusiasmado que enfatiza a emoção e a importância de um tópico, com um estímulo neutro (um currículo não particularmente excitante) que se torna o estímulo condicionado (CS) e evoca entusiasmo e dedicação no aluno. Emparelhar morfina (UCS) administrada a pacientes com grande dor, faz com que a enfermeira e a seringa se tornem estímulos condicionados (CS) para redução da dor. Os efeitos do placebo persistem quando apenas o CS está presente e, seguindo os princípios de reforço parcial, continuam sem diminuir se o UCS for reintroduzido periodicamente, mas eventualmente extinguir se o UCS nunca for reintroduzido. Por exemplo, se um analgésico (UCS) com efeitos colaterais graves é intercalado com um placebo em uma cápsula idêntica (CS) e reintrodução intermitente do UCS, o efeito pode ser um analgésico continuamente efetivo com efeitos colaterais diminuídos. Existe uma relação poderosa entre a magnitude da UCS e a resposta ao CS. Por exemplo, uma dose maciça de morfina (UCS) resultará em um efeito placebo maciço (CS). Estes princípios de analgesia condicionada foram encontrados tanto com animais como com seres humanos. A ética requer a divulgação do uso do condicionamento, e. Na sequência da explicação da teoria da aprendizagem, o médico pode afirmar que o UCS seria intermitente e que os clientes possuem poderes relevantes servirá para reduzir a dor. O condicionamento produz expectativa e memória da eficácia da UCS, bem como mudanças neurológicas mensuráveis. Leia o capítulo completo. Nota biográfica para o pavloviano Ivan Petrovich (18491936). Fisiologista russo. Pavlov é mais famoso por desenvolver o conceito de reflexo condicionado. Em seu experimento clássico, ele treinou um cão com fome para salivar ao som de um sino condicionando o cão a associar o som do sino com a visão de comida. Sua pesquisa anterior estava preocupada com a fisiologia cardíaca e a regulação da pressão arterial. Disecando cuidadosamente os nervos cardíacos finos, ele demonstrou que a força do batimento cardíaco era controlada por nervos que deixavam o plexo cardíaco. Ele voltou sua atenção para o estudo da atividade secretora da digestão. Tendo desenvolvido com o fisiologista alemão Rudolph Heidenhain uma operação para preparar o que agora é chamado de uma bolsa Pavlov, ele conseguiu isolar o estômago das secreções salivares e pancreáticas e, assim, estudar as secreções gastrointestinais em um animal normal ao longo de sua vida útil. Esta pesquisa levou-o a formular as leis do reflexo condicionado. Em 1904, recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina pela pesquisa sobre a fisiologia das secreções digestivas. Saiba mais sobre pavlovian Veja as palavras que rimam com Pavlovian Visto e ouvido O que fez você querer procurar Pavlovian. Diga-nos onde você lê ou ouviu (incluindo a citação, se possível).
No comments:
Post a Comment